A classe dos anfíbios está dividida em 3 ordens:
- Anura, que são os anfíbios sem cauda como por exemplo os sapos e as rãs.
- Anura, que são os anfíbios sem cauda como por exemplo os sapos e as rãs.
- Urodelado da qual fazem parte os anfíbios com cauda. Ex: salamandras.
- Apoda, estes são anfíbios sem patas. Possuem o corpo como o de uma cobra. Vivem normalmente enterrados e são na sua maioria cegos.
Assim os sapos e as rãs pertencem à mesma classe. Não têm cauda e o seu meio de locomoção é o salto, independentemente de poderem também usufruir de outros meios de locomoção. Na reprodução a fecundação e o desenvolvimento são externos e a postura ocorre na água. A fêmea elimina os seus óvulos e o macho lança sobre eles os espermatozóides. Quando o ovo eclode temos a fase larvar – girino – que tem respiração branquial. Durante a metamorfose o girino perde as brânquias, passando a respirar através de pulmões.
Tanto os sapos como as rãs têm pele nua, bastante fina o que permite que respirem através dela. Aliás as trocas gasosas acontecem em maior percentagem pela pele. Mas para que tal aconteça é necessário que a pele se encontre sempre húmida. Por este motivo têm glândulas que segregam um muco o que a torna sempre húmida.
Os sapos são animais que se adaptaram parcialmente à vida terrestre. O sapo possui uma pele mais grossa do que a rã e que não seca tão rapidamente o que lhe permite não depender tanto da água. Por esse motivo é mais fácil encontrarmos um sapo na horta ou num jardim. O sapo tem também as membranas interdigitais menos desenvolvidas do que a rã. O sapo só se torna totalmente dependente da água na sua época de reprodução e na fase de girino.
As rãs têm uma pele mais lisa, brilhante e húmida e as suas pernas estão optimamente adaptadas para saltar e nadar. Quero com isto dizer que possuem membrana interdigital bastante desenvolvida. E por este motivo o seu habitat é sempre em riachos, ribeiros ou charcos e raramente saem de perto da água.
CURIOSIDADES:


Esta é a maior rã. A rã goliat chega a atingir 40 cm e a pesar 3 quilos. Pode viver até aos 15 anos.


Estas duas rãs são as mais pequenas. A 1ª a rã dourada brasileira, que chega a medir 9,8 milímetros. Tal como o seu nome indica tem uma cor dourada e habita numa zona reduzida do sudeste do Brasil. A 2ª é a rã Monte ibéria Eleuth, que mede também entre 9,6 e 9,8 milímetros.
1 comentário:
Hó professora o que é "Anura,Urodelado e Apoda"?? assinado:Jéssica Silva=)
Enviar um comentário