Hoje durante a aula de FC todos tinham a ideia que os plásticos têm um longo tempo de vida.
O plástico é um dos materiais mais poluentes e com menor taxa de degradação no meio natural. A solução mais comum para estes materiais são os aterros que se revelam altamente ineficazes. O plástico persiste no solo durante centenas de anos. O plástico tradicional demora até 500 anos para desaparecer na natureza. Por outro lado, a sua incineração provoca problemas de poluição. Apesar de não serem biodegradáveis grande parte dos plásticos são fotodegradáveis e todos são passíveis de reciclagem.
Mas devido aos preços do petróleo e à crescente consciência ecológica as pesquisas obtidas de matérias-primas vegetais já deram fruto. Já existem bioplásticos que se degradam rapidamente. E quando digo rapidamente é em 18 semanas!
O plástico compostável substitui o tradicional em quase todas as aplicações, como canaletas, tubulações, espelhos de tomadas e interruptores.
Viva a ciência, principalmente quando protege o nosso planeta!
E agora para pensar e começar a ter um consumo responsável:
- Garrafas de plástico levam cerca de 700 anos para se decomporem;
- 90% do custo da água engarrafada é devida à garrafa em si;
- 80% das garrafas de plástico não são recicladas (sendo que todas elas são recicláveis) e
- 38 milhões de garrafas de plástico vão para o lixo por ano nos Estados Unidos, contabilizando somente as garrafas de água (não incluindo refrigerantes e sumos).
2 comentários:
pois,temos de reciclar para poder ajudar!esse trabalho e muito dificil! bjsssssssss :D
Professora,na minha antiga escola os alunos traziam tampas,para por num garrafão e quando chega-se a uma determinada quantidade de kg ganhavamos uma cadeira de rodas para uma pessoa com problemas.
Tiago Pereira
Enviar um comentário