O ornitorrinco pertence ao reino animal classe dos mamíferos. O seu nome científico é Ornithorhynchus anatinus que deriva do facto de ter um bico de ave semelhante a um pato. Na verdade é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia. E o mais raro é que é o único mamífero ovíparo existente.
O ornitorrinco tem hábitos nocturnos e o seu regime alimentar é carnívoro. Alimenta-se de insectos, vermes e crustáceos de água doce.
Para se adaptar à sua vida aquática possui membranas interdigitais. A fêmea põe cerca de dois ovos que incuba por aproximadamente 10 dias num ninho. Os seus bebés quando nascem possuem um dente que os ajuda a sair do ovo. Quando crescem não têm o dente. A fêmea não possui mamas, assim os bebés lambem o leite directamente dos poros abdominais.
Os machos têm esporões venenosos nas patas que são utilizados para defenderem o território e contra os predadores. Possuem também, no focinho, electroreceptores que conseguem detectar as suas presas debaixo de água. O que lhes facilita muito a captura das suas presas dado que mergulham de olhos fechados.
Possuem 10 cromossomas sexuais (nós só temos dois -o X e o Y) e no total têm 52 cromossomas. Têm bastante parecenças com as aves e também com os repteis.
Sem comentários:
Enviar um comentário