sábado, 22 de novembro de 2008

Em dia de simulacro:


Seria bom pensarmos nas principais regras a seguir.


  1. Elaborar um plano de emergência para que todos saibam como agir em caso de sismo. As crianças devem saber desligar a água, a electricidade e o gás, para evitar curto-circuitos, incêndios ou inundações. Devemos ter junto do telefone uma lista com os números da Polícia, Bombeiros, Serviços Médicos e da Protecção Civil. Mas neste caso só devemos utilizar o telefone unicamente em caso de extrema necessidade.

  2. A nossa casa deve estar preparada para uma emergência. Devemos evitar que objectos como espelhos ou quadros pesados não sejam colocados por cima de lugares como camas ou sofás.

  3. As crianças devem ser ensinadas a fazer frente às emergências. Não é para pensarem que vai já acontecer alguma coisa. Mas sem medos e porque prevenir é remediar; devemos saber que nos devemos abrigar-se debaixo de uma mesa ou de uma cama e devemos proteger a cabeça e os olhos.

  4. Em caso de sismo não entrem em pânico Devemos sempre ficar todos juntos, evitar ficar no meio da sala e afastarmos-nos de chaminés, janelas, espelhos, vitrinas ou objectos que possam cair. O melhor é procurarmos refúgio num canto da sala, debaixo do vão de uma porta interior, do pilar de uma trave mestra, ou de móveis sólidos, como mesas, camas ou secretárias. Ligar o rádio e ficar atento às instruções.

  5. Numa situação de catástrofe é frequente existirem fugas de gás. É muito importante não acender fósforos ou isqueiros, nem ligar o interruptor porque pode provocar uma explosão. Devemos corte imediatamente o gás, a água e a electricidade. Se a casa sofreu graves danos devemos sair para a rua mas nunca utilizar o elevador. Devemos ter cuidados com os vidros partidos e com os cabos de electricidade soltos.

  6. Se estivermos na rua no momento do sismo, afastamo-nos de árvores, postes eléctricos, muros e edifícios, por causa da possível queda de escombros. Devemos mantermo-nos num local seguro e não circular pelas ruas. Regressamos a casa somente quando as autoridades nos aconselharem.

  7. Se estiverem dentro de um carro no momento do sismo devemos parar e ficarmos lá dentro. mas longe de pontes, postes de electricidade ou edifícios. Ligar o rádio e ficar atento às instruções difundidas.

  8. Colaborar com as autoridades.

  9. Nunca se deve ir para a beira-mar porque é possível que ocorra um tsunami na meia hora seguinte ao sismo. Devemos ir rapidamente para uma zona alta e afastada da costa.

  10. Ligar sempre um rádio.

  11. Se estiverem no interior de um edifício no momento do sismo devemos ajoelharmo-nos e proteger a cabeça e os olhos. Não devemos ir para as escadas porque elas podem encher-se rapidamente de escombros. Não correr para a saída, porque isso provoca uma situação de pânico que pode causar vítimas.

  12. Para prevenir uma situação de risco devemos ter em casa um estojo de emergência com um rádio a pilhas, lanternas, pilhas de reserva, um estojo de primeiros socorros, medicamentos e alguns agasalhos. O estojo deve ficar guardado num lugar fixo que seja conhecido por todos.

  13. Nos primeiros minutos após o sismo devemos manter a calma mas contar com possíveis réplicas.

Sem comentários: