domingo, 15 de março de 2009

Vamos conhecer a Bia e o Sebastião!


O jornal Público, juntamente com a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Redes Energéticas Nacionais, lançaram um projecto de acompanhamento de um ninho de cegonha Ciconia ciconia.
O ninho de uma cegonha-branca está a ser filmado em directo AQUI!
Os pais, Bia e Sebastião, fizeram o seu ninho num dos postes de alta tensão da lezíria, perto de Vila Franca, no Ribatejo.
Em média uma cegonha-branca, Ciconia ciconia, põe cinco ovos, se sobreviverem três crias é um bom ano, mas há casos que nenhuma cria sobrevive...
Chegar com este projecto às escolas é um dos maiores objectivos da FCCN e da REN. “O acompanhamento da vida de um casal de cegonhas e crias vai promover o desenvolvimento científico nos nossos jovens”, explicou o presidente da FCCN. Semanalmente espera reunir-se os momentos fortes dos últimos dias, o que permite acompanhar melhor a vida da família: o acasalamento, os ovos, o nascimento das crias, a alimentação, o primeiro voo.
O site também vai disponibilizar conteúdo científico para contextualizar os vídeos. “As pessoas gostam de documentários da natureza e o que se passa longe de nós, aqui vêem mesmo que a vida natural está a acontecer bem perto”, explicou Teresa Marques. Não é garantido mas, no final do Verão, o mais certo é o casal e as crias – a Renata incluída – migrarem para passar o nosso Inverno em África. Até lá a janela, na web está sempre aberta, dia e noite, com mil olhos para as cegonhas.
Então já foram ver a Bia e o Sebastião?????

1 comentário:

Anónimo disse...

Na cegonha não existe dimorfismo sexual.
A turma