domingo, 31 de maio de 2009

Trabalho de Turma

Reformulado o trabalho. Agora têm que o voltar a ver porque ainda não está completo.

O Poliglota.

Ele sabe palrar
Cacarejar
Arrulhar
Gorjear
Mugir
Vagir
Zunir
Latir
Berrar
Miar
Bramar
Chiar
Uivar
Ladrar
Rosnar
Grunhir
Zumbir
Rugir
Balir
Zurrar
Coachar
Chilrear
Grasnar
Cricrilar
Crocitar
E também sabe
Falar
Seja a língua que for
Até já o contrataram
Para o jardim zoológico
Como tradutor
Jorge Sousa Braga, Poemas com Asas

sábado, 30 de maio de 2009

Vamos nadar????



E agora, quem consegue classificar este ser vivo???

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jogo de basquetebol


É um grande jogador de basquetebol que já morreu.

A Lenda da Padeira de Aljubarrota


Padeira de Aljubarrota/Brites de Almeida

Brites de Almeida nasceu, provavelmente, em Faro, por volta de 1350.
Era filha de pais pobres, que eram donos de uma pequena taberna. A lenda conta que era uma menina feia, com seis dedos nas mãos. Por volta dos 26 anos tornou-se orfã, mas diz-se que isso não a terá afectado muito.
Foi vendida como escrava em Espanha por piratas que atacaram um navio que a levava para os nossos vizinhos.
Foi para Aljubarrota, onde se casou e abriu uma padaria. Era em Aljubarrota que estava quando se deu a batalha entre portugueses e castelhanos, para decidir a independência do país. Conta a lenda que sete castelhanos fugiram e se refugiaram na padaria de Brites de Almeida. Brites disse para os castelhanos se refugiarem no seu forno. Quando eles entraram, a padeira acendeu o lume e matou os castelhanos. Outra versão do acontecimento dizem que Brites encontrou os castelhanos adormecidos no seu forno, depois de se terem refugiado ali, e matou-os com a sua pá.
Vários historiadores dizem que tudo isto não passa de uma grande lenda, e que Brites de Almeida nunca terá existido na realidade. Porém, a Padeira de Aljubarrota (assim ficou conhecida) ficou célebre por esta história e ainda é uma grande personagem portuguesa.
Sandro

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dia Mundial da Energia


O Dia Mundial da Energia foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a própria vida na Terra.
Dicas Verdes:Substituir uma lâmpada incandescente de 100 W de potência por uma lâmpada fluorescente compacta equivalente (de alta eficiência);
Desligar os aparelhos no botão, em vez de desligar no comando pode levar a uma grande poupança;
Evitar abrir a porta do forno durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;
Retirar os alimentos do congelador atempadamente, de forma a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;
Baixar o lume dos cozinhados, após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligar o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos;
Sempre que possível, secar a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;
Ligar as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilizar os programas de mais baixa temperatura;
Para economizar energia sob a forma de aquecimento, isolar melhor a habitação, por exemplo, os telhados, janelas, portas e paredes. Colocar vidros duplos;
Evitar a utilização de aquecedores com a resistência eléctrica à vista: o seu consumo é muito elevado e secam demasiado ao ar.


E agora já sabem Vamos poupar para o planeta cuidar!

Trabalho de Grupo

Na continuação do que combinámos, aqui está um dos trabalhos.
Agora... já sabem:
Vamos trabalhar!

Brincando com a Matemática

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cinema em família.


Dia depois de Amanhã - Sessão de cinema comentada por cientistas sexta-feira, dia 29, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.
Na próxima sexta-feira, 29 de Maio, é dia de cinema no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. A partir das 21h30, o auditório deste centro de ciência converter-se-á numa sala de cinema projectando o filme O Dia depois de Amanhã. A entrada é gratuita.
No final da sessão, os cientistas Júlia Seixas, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e Pedro Miranda, do Instituto Geofísico do Infante Dom Luiz – Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa comentarão o filme com o público.
A projecção deste filme, que aborda a questão das alterações climáticas, insere-se no programa do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva para o projecto Bright Green Youth, que pretende sensibiliza! r os jovens para as alterações climáticas e envolvê-los na procura de soluções para a sua redução (
www.brightgreenyouth.org).

Parabéns!!!

Desafio da Semana - Matemática




A Carla comeu metade de um chocolate.
A Sara comeu metade de outro chocolate.
Lê os seus comentários:
Carla: - Comi mais chocolate que tu.
Sara – Não é verdade, comeste exactamente a mesma quantidade de chocolate do que eu.
A Carla tem razão no que diz.
Explica como é possível a Carla ter comido mais chocolate do que a Sara.
(retirado da Prova de Aferição)

Hoje é dia de Parabéns!

terça-feira, 26 de maio de 2009

James Prescott Joule (1818-1889)


A idéia de ver calor como uma forma de energia parece óbvia hoje, como usualmente ocorre com as grandes descobertas. A coisa é de tal importância que o Joule passou a ser uma unidade derivada do sistema internacional de unidades (SI), a unidade de energia.

Assinado:Jéssica Silva nº15

de C.N

Gottfried Leibniz (1646-1716).Inventor dos números binários!



Não sei até que ponto isso é surpreendente, mas foi Leibniz quem inventou o sistema binário de números. Isso faz com que ele possa ser chamado, para usar o termo predilecto dos historiadores da ciência, de pai da engenharia de computação. As contribuições à engenharia mecânica são várias: projectou bombas e prensas hidráulicas, submarinos, relógios, máquinas a vapor etc. Esse pessoal mais antigo ficava entediado e ia construir pirâmides. É assombroso. Quanto ao cálculo: a notação que usamos hoje para diferencial, integral etc. foi invenção de Leibniz. Não se trata apenas de uma notação, mas de um método (em oposição ao método geométrico de Newton). O resultado é que praticamente não há grandes contribuições ao cálculo vindo de anglo-saxônicos (excetuando Taylor e Maclaurin) durante os séculos 17 e 18.In whatever manner God created the world, it would always have been regular and in a certain general order. God, however, has chosen the most perfect, that is to say, the one which is at the same time the simplest in hypothesis and the richest in phenomena.

Assinado:Jéssica Silva nº15

de MAT

Só para vos desejar:


Até já!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

As divisões e as fracções!!

Divisão de Fracções
Começamos hoje a estudar as fracções.
Ainda nos falta aprender a soma, a subtracção e a multiplicação de fracções.
Mas já percebemos que é muito fácil aprendermos divisão.
Exemplo:
O primeiro problema será dividir:


É muito simples, o que temos que fazer é escrever a primeira fracção e multiplicar pelo inverso da segunda. O inverso é fácil é só trocar, escrevemos o denominador no numerador e o numerador no denominador.

E em vez de escrevermos o sinal de dividir escrevemos o de multiplicar.

Agora o problema é resolver:

E multiplicar é fácil! O resultado será no numerador 25 x 5 e no denominador 4 x 2.


ASSI:Bruna Abreu nº4

Nos Montes de Viriato


Amanhã às 13:25 iremos apresentar a opera "Nos Montes de Viriato", onde os lusitanos são inimigos dos romanos.
Bruno

O ar


Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. O ar seco é composto por 78% de Azoto, 21% de oxigênio, 0,97% de gases raros e 0,03% de dióxido de carbono. O ar pode ainda conter de 0 a 7% de vapor de enxofre. A composição do ar altera-se com a latitude.
O ar expirado (no processo da
respiração dos animais) contém uma maior percentagem de dióxido de carbono, tipicamente 4,5%.
O ar atmosférico não é apenas uma mistura de gases, apresenta também partículas
sólidas cuja origem é a poluição.
(retirado da wikipédia)

Os 5 reinos!

Reino dos Fungos

Reino Protista Ex:paramécia,alga.

Reino das Plantas.


Reino Animal.


Reino Monera Ex:bactéria.
Olá, estão aqui os 5 reinos para ninguém se esquecer,recordam pessoal!! ;)
Assinado: Jéssica Silva, nº15




O urso à procura do seu alimento!

Como vêm está aqui um vídeo que mostra um urso a procurar alimento!!!

Assinado:Jéssica Silva nº15

domingo, 24 de maio de 2009

Bom Domingo!


Vamos jogar????
Cliquem na imagem e não se esqueçam de escrever qual a vossa pontuação!

sábado, 23 de maio de 2009

PROGRAMA DE FAMÍLIA!

BrundibarMaiores de 6 anos 31 Mai: 11h
Nas vésperas do Dia Mundial da Criança, a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) apresenta no Cinema São Jorge a ópera infantil, Brundibar. Escrita em 1932, a sua estreia teve lugar no campo de concentração de Therezin, na antiga Checoslováquia, quando em 1944 a Cruz Vermelha foi convidada a conhecer as condições em que viviam os judeus aprisionados. Por essa ocasião foram interpretadas várias óperas entre elas Brundibar, de Hans Kráza, um dos prisioneiros do gueto. A EMCN propõe esta ópera numa versão não encenada procurando criar uma certa dinâmica das crianças em palco. O espectáculo termina com a projecção de um documentário com testemunhos actuais de quem na época presenciou e viveu aquele dia. O evento, para toda a família, está integrado no ciclo de concertos comentados organizados pela Câmara de Lisboa no emblemático cinema da Av. da Liberdade, o S. Jorge.
Informações Úteis: Entrada livre limitada aos lugares disponíveis
Este é um vídeo de uma acção que a empresa de telemoveis T-Mobile realizou em Londres.
Eles anunciaram a acção e não contaram o que seria. Uma imensidão de gente agrupou-se em Trafalgar Square e a maioria recebeu um microfone. Numa tela gigante, passava a letra de Hey Jude dos Beatles e todos começam a cantar. É o tipo de acontecimento que é a cara de Londres. O vídeo é emocionante pela diversidade de pessoas, pela união e alegria, aparentemente, surgidas da musicalidade que todos nós precisamos...
Bom fim-de-semana para todos!!!

Hoje é dia de Parabéns!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Procuram-se!

Oito plantas, das quais sete só existem em Portugal, estão classificadas como espécies "em perigo crítico" de extinção, segundo o Plano Nacional de Conservação da Flora em Perigo.

Sabem o que isto quer dizer? Já falámos sobre este assunto.
As sete plantas em perigo de extinção são elas :
  • Corriola do Espichel (Convolvulus fernandesii)
  • Linaria ricardoi,

  • Narciso do Mondego (Narcisus scaberulus),

  • Miosótis-das-praias (Omphalodes kuzinskyanae),
  • A área de distribuição do Miosótis-das-praias é igualmente muito reduzida, já que se encontra na totalidade no Parque Natural Sintra-Cascais. Cerca de 95 por cento desta população com cem mil exemplares está localizada junto à praia do Abano.

  • Diabelha do Algarve (Plantago algarbiensis),

  • Diabelha do Almograve (Plantago almogravensis),

  • Álcar do Algarve (Tuberaria major).

A oitava planta é o:

  • Trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia)

O trevo de quatro-folhas existe em vários países mas em Portugal o número de espécies existentes diminuiu bastante. O Trevo-de-quatro-folhas habita essencialmente locais inundados e margens de rios (bacias do Vouga, Lima, Minho e Douro). O único núcleo conhecido localiza-se na praia fluvial da cidade do Peso da Régua.

Na verdade, Portugal está “na lista dos países que não cumprem a Convenção para a Biodiversidade porque nunca elaborou um Livro Vermelho das Plantas, um documento essencial para identificar as espécies vegetais mais ameaçadas e desenvolver planos de gestão apropriados para a conservação no território nativo e fora dele" afirma Helena Freitas.
A nível europeu, só Portugal e a Macedónia não dispõem de um Livro Vermelho, diz Dalila Espírito Santo.
Estas especialistas defendem a criação de um banco de sementes que salvaguarde os recursos genéticos vegetais a nível nacional e a inclusão das espécies ameaçadas num Livro Vermelho de forma a assegurar a sua protecção.O único banco de sementes de âmbito nacional, o Banco Português de Germoplasma Vegetal, é dedicado a espécies agrícolas com interesse alimentar. Acho que Portugal precisa de miúdos que cresçam sabendo que "tanto a fauna como a flora são seres vivos que pertencem a este planeta Terra e por isso esta é a casa deles" disse a Andreia numa aula em que debatiamos o tema animais em perigo de extinção.

E para não esquecerem o que estamos a estudar cliquem AQUI!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Desafio da Semana - Matemática

Na sala de aula, há copos para os alunos lavarem os pincéis.
Cada copo tem 12 cm de altura e um rebordo com 4 cm.
A professora costuma guardar os copos numa prateleira.
Para ocuparem menos espaço, encaixa-os uns nos outros, formando pilhas que não podem ultrapassar 30 cm de altura.

No máximo, quantos copos pode ter cada pilha?
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo utilizando palavras, esquemas ou cálculos.
(Retirado da Prova de Aferição de 2007)

terça-feira, 19 de maio de 2009

As nossas opiniões!


"Para melhorar as minhas notas:
vou estudar mais,
vou estar mais atento nas aulas,
não vou falar tanto,
não vou brincar,
não vou responder aos professores,
não vou ser mal-criado,
vou ter de respeitar as regras,
vou fazer os trabalhos de casa e
não vou interromper as aulas."


"Tenho de melhorar.
Vou ficar atenta ao que os professores dizem, estudar mais, participar e fazer os trabalhos de casa para melhorar as minhas notas.
Não posso copiar o que os professores escrevem no quadro, devia tentar fazer sozinha e levantar o braço quando tiver dúvidas. Eu não as tiro porque tenho muita vergonha. Acho que vou ter de perder a vergonha."


" Tenho de estar mais atenta nas aulas para perceber a matéria.
Estudar mais.
Estudar nos dias antes do teste para na última aula esclarecer as minhas dúvidas."


" Não falar com....
Não responder aos professores.
Estar calado.
Não mandar borrachas.
Não conversar.
Não gozar com os meus colegas.
Entrar ordeiramente."


" Devo estudar mais para subir as notas.
Devo prestar mais atenção nas aulas.
Devo responder às perguntas, mesmo que erre, porque assim aprendo mais.
Fazer os T.P.C. e trazer sempre o material necessário.
Mas eu acho que melhorei o meu comportamento."

E agora vão pôr em prática??????






segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus

Hoje é o Dia Internacional dos Museus e as comemorações integram 460 iniciativas, desde animação de rua até passeios de charrete promovidos pelo Museu dos Coches até à observação das estrelas no Museu da água.
E este ano o tema é "Os jovens e os museus". Aproveitem e escolham um museu para visitar porque hoje para comemorar a entrada na maioria dos museus é livre.
Que tal a Quinta da Regaleira?

domingo, 17 de maio de 2009

Noite de Fantasia!

Este fim-de-semana celebrou-se, um pouco por todo o país, a festa dos museus...aqui ficam umas fotos do reviver o passado no Palácio de Queluz...





Jogos de Volumes

Clica nas figuras.
Exercícios sobre volumes.

sábado, 16 de maio de 2009

Ler!

Galileu à luz de uma Estrela – José Jorge Letria, Afonso Cruz (ilustrações).

Venham conhecer a história de Galileu Galilei, o homem que observou as estrelas e os planetas, pela voz de uma estrelinha brilhante por ele observada. Partilhem as histórias da estrelinha sobre este homem e descubram como foi que Galileu chegou à conclusão de que era a Terra que girava em torno do Sol e não o contrário. Quatrocentos anos depois da descoberta do primeiro telescópio astronómico, José Jorge Letria relata-nos os mais importantes episódios da vida de Galileu Galilei e Afonso Cruz ilustra, de forma exemplar, a relação de Galileu com as estrelas.

sexta-feira, 15 de maio de 2009



16 de Maio, das 20.30h às 24horas

Entrada Livre

Visitas orientadas com recurso a animação histórica Partindo dos relatos de jornadas de algunsviajantes que passaram por Queluz na segunda metade do século XVIII, serão efectuadospercursos no interior do palácio e nos jardins de aparato.

Na Noite dos Museus deste ano partilhe connosco a experiência única de uma viagem inesquecívelrumo às vivências da beleza, exotismo, lazer e festa do quotidiano Setecentista.

Deleite-se com a dança, emocione-se com a música, atreva-se a vislumbrar alguns dos momentosmais íntimos do quotidiano palaciano como o vestir da princesa, ou o preparar da mesa real,surpreenda-se nos jardins com algumas das mais características figuras do século XVIII.

E não se esqueça… no fim da viagem marque já a sua presença na próxima.

18 de Maio, Dia Internacional dos Museus no Palácio Nacional de Queluz

Visitas orientadas com recurso a animação

Envolvimento dos grupos num jogo de exploração temática com personagens.

Tema abordado: ciências, técnicas e mitos do séc. XVIII.Horário: das 10h – 12h: marcação prévia.

Entrada gratuita.

«A Corte em Queluz: viagem ao quotidiano palaciano de Setecentos»Abordagem do quotidiano da Corte de D. Maria I, com recurso a animações e envolvimento dos participantesem situações e ambientes recriados em contextos diferenciados de espaços intimistas, ou de aparato eafirmação do poder real.Horário: das 13.30h às 15h e das 15h às 16.30horas.

Ensemble de Música Antiga, pelo Conservatório de Música de Lisboa«Les Secrets des Rois», na sala do Trono.Horário: das 12h às 13.30h.

Entrada livre.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Hoje é um dia duplamente especial!



E

O Ciclo da Água

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Entrelinhas!!!

Propostas de escrita:
Como na conhecida história, plantaste um pé de feijão, o qual cresceu desmesuradamente em direcção ao céu. Então, decidiste subi-lo.Conta o que foste vendo, ouvindo e sentindo ao longo da subida e onde foste ter quando alcançaste o topo.
ou então

Um OVNI estacionou em frente à tua casa e de lá saíram três extraterrestres.

Como são?

De onde vêm?

O que acontece durante a sua estada na Terra?

Desafio da Semana - Matemática


Na sala do Francisco os alunos estão sentados por filas e essas filas têm todas o mesmo número de lugares. Todos os lugares da sala estão ocupados.
O Francisco tem:
(retirada da Prova de Aferição de 2002).
  • 2 alunos sentados à sua frente;
  • 1 aluno sentado atrás de si;
  • 2 alunos sentados à sua direita e
  • 3 alunos sentados à sua esquerda.
Quantos alunos há na sala do Francisco?
Explica como chegaste à tua resposta. Podes fazê-lo usando palavras, esquemas ou cálculos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Resposta ao desafio "Lágrimas de Crocodilo"


Quem não ouviu a expressão popular "lágrimas de crocodilo"?
Quem não sabe que é utilizada para dizer que não passam de lágrimas fingidas ou lágrimas de falso arrependimento?
De onde surgiu esta expressão? Este era o desafio!
Na verdade os crocodilos lacrimejam. Quando estão a alimentar-se de uma presa engolem-na sem a mastigar. Abrem a mandíbula de tal forma que esta comprime a glândula lacrimal o que faz com que o crocodilo lacrimeje. E afinal essas lágrimas que o crocodilo verte quando está a ingerir a sua presa são mesmo de falso arrependimento!

Recordar o que aprendemos!


Vamos recordar o que aprendemos em Ciências clicando AQUI e AQUI!
Podes também jogar o "Jogo do Gotas".

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Hoje é dia de Parabéns!

domingo, 10 de maio de 2009

Vamos fazer uma ópera!


de Benjamin Britten,
DATAS: 19, 26, 30 de Junho e 1 de Julho às 20h0020, 21, 27 e 28 de Junho às 16h0023 e 24 de Junho às 15h00M/6 anos
LOCAL: Grande Auditório da GULBENKIAN
Vamos fazer uma Ópera (peça de teatro)
O pequeno Limpa-Chaminés (ópera)
Uma ópera para gente miúda ver e cantar!
E assim vais descobrir como se faz uma ópera com uma das óperas mais especiais alguma vez escritas para público jovem. Para a primeira parte, o compositor previu a realização de uma peça de teatro que retrata uma escola actual, com os seus alunos e professores, na rotina diária das aulas. Tudo parece decorrer com normalidade até que aparece um jovem fugitivo que se refugia na escola. Chama-se João e está na esperança de encontrar ali um abrigo para passar a noite. Os meninos da escola querem ajudá-lo, mas o João, ao tentar esconder-se, acaba por ficar preso na conduta de ar condicionado. Como na escola estavam a preparar um trabalho de grupo com música e teatro, porque não contar a história do João noutra época, para a tornar mais pitoresca? Mãos à obra….De repente entramos nos bastidores do palco para assistirmos a todo o processo de construção de uma ópera. E o João torna-se, nada mais, nada menos, no protagonista dessa ópera – um pequeno limpa-chaminés que fica preso na chaminé…. O resto é surpresa. Mas a surpresa ainda maior é que nesta ópera contamos com a ajuda do público para cantar juntamente com o coro várias canções.Traz a tua família, colegas e amigos e prepara-te para cantares connosco!
Basta entrares em contacto por email descobrir@gulbenkian.pt ou para o telefone 21 782 3590 e a equipa responsável manda-te as partituras. Estão à tua espera….Direcção Musical - Osvaldo FerreiraDirecção Cénica – Paulo MatosPreço:7,5€ (criança e jovens)15€ (adultos)Bilheteira online Fazer uma Ópera numa escola do século XXI (Newsletter nº103, Maio)
DESCOBRIR…
Programa Gulbenkian Educação para a Cultura
Actividades Educativas:
Informações e Reservas para todas as actividades educativas
(mais novos e adultos)
T 21 782 3800
F 21782 3014

E descobrir@gulbenkian.pt