sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Lenda da Padeira de Aljubarrota


Padeira de Aljubarrota/Brites de Almeida

Brites de Almeida nasceu, provavelmente, em Faro, por volta de 1350.
Era filha de pais pobres, que eram donos de uma pequena taberna. A lenda conta que era uma menina feia, com seis dedos nas mãos. Por volta dos 26 anos tornou-se orfã, mas diz-se que isso não a terá afectado muito.
Foi vendida como escrava em Espanha por piratas que atacaram um navio que a levava para os nossos vizinhos.
Foi para Aljubarrota, onde se casou e abriu uma padaria. Era em Aljubarrota que estava quando se deu a batalha entre portugueses e castelhanos, para decidir a independência do país. Conta a lenda que sete castelhanos fugiram e se refugiaram na padaria de Brites de Almeida. Brites disse para os castelhanos se refugiarem no seu forno. Quando eles entraram, a padeira acendeu o lume e matou os castelhanos. Outra versão do acontecimento dizem que Brites encontrou os castelhanos adormecidos no seu forno, depois de se terem refugiado ali, e matou-os com a sua pá.
Vários historiadores dizem que tudo isto não passa de uma grande lenda, e que Brites de Almeida nunca terá existido na realidade. Porém, a Padeira de Aljubarrota (assim ficou conhecida) ficou célebre por esta história e ainda é uma grande personagem portuguesa.
Sandro

Sem comentários: